» Ano Litúrgico
O ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é o Ano da Igreja e por isso não coincide com o ano civil. Enquanto o ano civil começa no primeiro dia de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento e termina com a celebração da Festa de Jesus Cristo Rei do Universo. O Ano Litúrgico proporciona às pessoas batizadas conhecer e celebrar o Mistério de Cristo, desde sua Encarnação até sua Ascensão. Ao celebrar a primeira Vinda de Jesus o ano litúrgico proporciona aguardar de maneira viva e celebrativa a segunda e gloriosa Vinda de Jesus. Por isso contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Tem como base as fases da lua e compõe-se de três grandes tempos litúrgico: o Tempo do Advento, o Tempo da Quaresma e o Tempo Comum
O Tempo do Advento é vivenciado com leituras e cantos para preparar a comunidade celebrar o Natal do Senhor. Com ele tem início o ano litúrgico. O Tempo do Advento é composto por quatro semanas. Ele é inaugurado no 4º domingo antes do Natal e termina com a Festa do Batismo do Senhor no domingo depois do dia 06 de janeiro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus, o Menino Deus. Usa-se a cor roxa.
O Tempo da Quaresma: começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É composto por cinco semanas em que a liturgia prepara a comunidade para a celebração da Páscoa do Senhor. Não se diz “Aleluia” e nem se coloca flores no interior da igreja, pois é um tempo de sacrifício e penitências. Usa-se a cor roxa.
O Tempo Comum: Ao todo são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo em que a liturgia mostra que Deus se fez e se faz presente nos acontecimentos mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus. "O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino." (CNBB - Documento 43, 132). Usa-se a cor verde.