» Liturgia dominical: Lc 1,1-4; 4,14-21
Salmo: 18b
Evangelho: Lc 1,1-4; 4,14-21
3º Domingo do Tempo Comum
Já está na hora de serem definidas a projeção e a expectativa que guiarão a caminhada de fé que faremos em 2022. A caminhada comunitária e pessoal nos fará avançar contribuindo com a nossa superação como membros do Corpo de Cristo. De fato, como ensina a 2ª leitura da liturgia de hoje, somos muitos, somos diferentes, mas “fomos batizados num único Espírito” (I Cor 12, 12). E dessa diversidade é formada a unidade entre judeus e gregos, escravos e livres, na obediência ao seguimento de Jesus. Para seguir Jesus em Corinto o judeu via no grego não um pagão, mas um escolhido de Deus. E os dois, como irmãos, enfrentavam juntos as estruturas econômicas e sociais para eliminar as algemas da escravidão que matavam de fome os indefesos que Cristo amava. O Evangelho de Lucas demonstra exatamente o projeto de Jesus que começou em Nazaré da Galileia. O Espirito do Senhor está sobre Jesus para dar força e ajudá-lo a retirar da marginalização e da exclusão os empobrecidos, os dominados, os cegos e os oprimidos. O projeto de seguimento de Deus proposto por Esdras e Neemias na 1ª leitura ensina incluir quem está excluído.