» Liturgia dominical: Lc 6, 27-38
Primeira leitura: I Sm 26, 2.7-9.12-13.22-23
Segunda leitura: I Cor 15, 45-49
Evangelho: Lc 6, 27-38
A temática central da liturgia do 7º domingo do tempo comum consiste no convite à busca da santidade. “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” diz Jesus no evangelho de São Lucas (6,36). O Deus revelado em Jesus de Nazaré “está no meio de nós”. Caminha conosco, não nos deixou sozinhos e nem nunca nos abandona. O Pai como Deus Santo e Criador, nos conhece por que antes mesmo da palavra chegar na nossa boca ele já sabe o que vamos falar. De longe o Pai penetra no nosso pensamento. Ele só pede que gravemos o primeiro e maior de todos os mandamentos “amarás o teu próximo como a ti mesmo” para que façamos parte da sua família, como ensina a primeira leitura ao declarar as atitudes de Davi diante de Saul. O Filho como Deus Salvador, assumiu a mesma humanidade que está em nós, por isso soube se compadecer das nossas limitações e dos nossos medos. Diz ele “amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”, nos garante Ele na liturgia de hoje, por meio do Evangelho de Lucas. O Espírito Santo como Deus Santificador auxilia as nossas fragilidades explicando para nós as Sagradas Escrituras. Na carta aos coríntios Paulo nos ensina que “já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste”. Portanto temos todos os motivos para nos aproximarmos com alegria do Deus Santo, Uno e Trino que caminha conosco.