» Liturgia dominical: Lc4, 1-13
Segunda leitura: Rm 10, 8-13
Evangelho: Lc4, 1-13
1º Domingo da Quaresma
Com a imposição das cinzas nas nossas cabeças na quarta-feira passada iniciamos a caminhada rumo à celebração da Páscoa do Senhor. Nesse trajeto de quarenta dias vivemos hoje o 1º Domingo da Quaresma prestando a atenção das ações e reações de Jesus. Ele ensina que o seguimento de Deus é um convite a experimentar a gratuidade do Pai. Gratuidade que se aprende no serviço:servir a Deus e aos irmãos e irmãs significa desmascarar a religião que se firma na magia. Aquela que diz que transforma pedra em pão. Significa desmentir a religião que se firma no prestígio do poder e da imposição. São tentações como essas que experimentamos no dia a dia. Mas, como Jesus, temos a Bíblia a nos ensinar os caminhos de Deus e, neles, como viver o seguimento no rumo certo. A Bíblia nos dá o rumo certo como deu na caminhada do Povo de Deus. Olhando para o passado sabemos e conhecemos, de verdade, quem somos pelas decisões que tomamos, como narra a 1ª leitura. Fazendo assim, impedimos de mentir para nós mesmos, pois, como ensina Paulo aos romanos e a nós hoje, “é crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação” (Rm 10, 10).