» Liturgia dominical: Lc 9, 28b-36
Segunda leitura: Fl 3, 17-4,1
Evangelho: Lc 9, 28b-36
2º Domingo da Quaresma
Quaresma é tempo de nos aproximarmos de Deus para ouvir sua voz. Ele já tomou a iniciativa de falar conosco por intermédio da criação, dos acontecimentos reveladose da oração. É Ele quem nos chama para nos ajudar a crescer na fé.Fazer tambémcrescer em nós a união com Ele e, assim, nos preparar para o seu encontro definitivo e final conosco. Encontro olho no olho. Quaresma é tempo de preparar esse encontro que é único e pessoal. Enquanto esse dia não chega a liturgia nos ajuda oferecendo exemplos, como o de Abrão (1ª leitura). Ele se aproximou de Deus olhando para o céu e para as estrelas. Deus se aproxima de Abrão fazendo com ele uma aliança com fogo e com animais de pequeno porte. Os animais eram pequenos, mas a fé de Abrão era grande demais. Com Jesus Deus continua se aproximando de nós e a sua aliança agora é definitiva por intermédio da cruz. Compreender o mistério da Cruz de Cristo é o ponto central do tempo quaresmal para nós, assim como foi para Pedro, Tiago e João. Diante desse mistério eles não conseguiram falar. Talvez o melhor mesmo seja não falar e só ouvir o que o Deus disse de Jesus: “Este é o meu filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz” (Lc 9, 35).