» Liturgia dominical: Lc 13, 1-9
Segunda leitura: I Cor 10, 1-6.10-12
Evangelho: Lc 13, 1-9
3º Domingo da Quaresma
Refletir sobre o falso seguimento foi o convite das leituras do primeiro domingo da quaresma com as tentações de Jesus. A religião que promete transformar pedra em pão é falsa e enganadora. No domingo passado as leituras mostraram que seguem verdadeiramente Jesus aqueles que sabem rezar no alto da montanha, mas que obedecem a Jesus,ficando na planície para interferir no mundo. Prossegue com a liturgia de hoje nos ajudando a refletir sobre o nosso seguimento. Como viver o seguimento no rumo certo? O alerta de hoje vem da parábola do pé de figo que não dava fruto. E, se não dá fruto, Jesus questiona: “Porque está inutilizando a terra?” (Lc 13, 7). Está chamando a atenção e pedindo para que cada um de nós se questione se somos como um pé de figo sem figo. Como reagimos diante disso? Que propósitos fizemos de mudança de vida nessa quaresma? De que forma estamos nos preparando para a Páscoa? Aí vem o alerta de Paulo: “quem julgar estar de pé tome cuidado para não cair” (I Cor 10, 12). E, lembrou também de Moisés que fez um seguimento comprometido e se colocou diante de Deus na sarça que ardia, respondendo: “Aqui estou” (Ex 3, 4). E nós, o que responderemos?