» Liturgia dominical: Lc 24, 46-53
Segunda leitura: Ef. 1,17-23
Evangelho: Lc 24, 46-53
Solenidade da Ascensão do Senhor
A Festa da Ascensão do Senhor que será celebrada no 7º Domingo da Páscoa consiste no sinal visível da confirmação feita por Deus unindo o céu e a terra. O céu e a terra são as duas dimensões da vida cristã. A terra como dimensão histórica e o céu como dimensão espiritual. Essas duas dimensõesjá tinham sido unificadas por meio da Cruz de Cristo. A Cruz traçou um sinal visível e histórico entre o céu e a terra. Agora, a Ascensão do Senhor, indica um caminho de ida e volta entre a nossa humanidade e a divindade manifestada na pessoa de Jesus, como explica a 1ª leitura tirada dos Atos dos Apóstolos. O Deusque se fez carne e habitou entre nós é o mesmo que toma a iniciativa de pavimentar esse caminho. Jesus é o caminho e nós caminhamos com ele, nele, por ele e para ele. Esse caminho tem a dimensão histórica com a constituição da Igreja como Povo de Deus, sendo o próprio Jesus “a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo” como explica a Carta aos Efésios. Caminhamos hoje junto com Jesus que nos ajuda, nos ensina e nos desafia a “anunciar o Evangelho a toda a criatura”, como diz o evangelho de Lucas.