» Liturgia dominical: Jo 16, 12-15
Segunda leitura: Rm 5, 1-5;
Evangelho: Jo 16, 12-15
Solenidade da Santíssima Trindade
A liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade vem completar as duas solenidades anteriormente celebradas: a da Ascensão do Senhor e a de Pentecostes. As três solenidades convidam a refletir que o Deus revelado em Jesus de Nazaré “está no meio de nós”. Caminha conosco, não nos deixou sozinhos e nem nunca nos abandona. O Pai como Deus Criador, nos conhece por que antes mesmo da palavra chegar na nossa boca ele já sabe o que vamos falar. De longe o Pai penetra no nosso pensamento. Ele oferece a sua sabedoria para aprendermos o caminho que leva até Ele, como nos ensina hoje o livro dos Provérbios. O Filho como Deus Salvador, assumiu a mesma humanidade que está em nós, por isso soube se compadecer das nossas limitações e dos nossos medos. Para nos auxiliar Ele nos ensina que “quando, porém, vier o Espirito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade” (Jo 16, 13), como garante a liturgia de hoje, por meio do Evangelho de São João. O Espírito Santo como Deus Santificador socorre as nossas fragilidades explicando para nós as Sagradas Escrituras. Na carta aos Romanos Paulo nos ensina que “a esperança não decepciona”. Portanto temos todos os motivos para nos aproximarmos com alegria do Deus Santo, Uno e Trino que caminha conosco e deseja que cada um de nós caminhe com Ele.