» Liturgia dominical: Lc 9, 18-24
Primeira leitura: Zc 12,10-11;13
Segunda leitura: Gl 3, 26-29
Evangelho: Lc 9, 18-24
A temática central da liturgia do 12º domingo do Tempo Comum se volta para a pessoa de Jesus de Nazaré. Ele é o Messias Servo Sofredor que Isaías anunciou. Aquele que soube fazer a vontade de Deus sendo obediente e fiel até a morte de Cruz. A vinda do Messias era aguardada e anunciada principalmente pelas autoridades religiosas israelitas como Rei Poderoso, aquele que viria restabelecer a realeza em Israel. Todavia, Jesus não atende a essa expectativa e nem a expectativa popular que aguardava um Messias Profético. São essas as razões do questionamento feito por Jesus aos discípulos logo após a multiplicação dos pães: “quem dizem as multidões que eu sou?” (Lc 9, 18). Pois o Messias Servo Sofredor que o Pai deseja saciaria a fome do povo ensinando a repartir o alimento. Por isso Ele convidou aquelas pessoas e, a nós hoje, ao seguimento vivido e mantido com o serviço a Deus. Sabendo enfrentar a rejeição feita pelas autoridades e demonstrando a importância de viver como aquele que serve. Sem se importar se é judeu, grego, escravo ou livre como disse Paulo aos galátas (Gl 3,28) e, muito menos, se é metodista, batista, católico ou presbiteriano. Pois todas e todos têm sede do Deus vivo como será cantado no salmo 62.