» Liturgia dominical: Lc 12, 13-21
Primeira leitura: Ecl 1,2;2,21-23
Segunda leitura: Cl 3, 1-5.9-11
Evangelho: Lc 12, 13-21
A liturgia de hoje é um convite para celebrar a vida e o desapego das coisas materiais, pois, acumular é contrariar o evangelho. A 1ª leitura tirada do livro do Eclesiastes é uma lembrança de que de nada vale a correria do dia a dia. Não leva a nada, pois, o que for acumulado, necessariamente é herdado e aquele que se esforçou não aproveita quase nada. A Bíblia e principalmente o evangelho de Lucas lembra que Deus é Providente e conduz todos os acontecimentos históricos e ensina seus filhos e filhas a partilhar tudo, inclusive o alimento diário e necessário para sobreviver dia a dia. O acúmulo apodrece o alimento que foi amontoado como aconteceu com o maná do deserto (Ex 16,20) e apodrece também o coração daquele que teve cuidado apenas de pensar em si e querer garantir a sua sobrevivência, como o evangelho de hoje. Repartir os dons e o alimento produzido diariamente impede o coração de apodrecer, de criar vermes e de cheirar mal.