» Liturgia dominical: Lc 12, 32-49
Segunda leitura: Hb 11, 1-2.8-19;
Evangelho: Lc 12, 32-49
19º Domingo do Tempo Comum – DIA DO PADRE
No mês vocacional de agosto, o 1º domingo é dedicado a vocação sacerdotal. Hoje é o Dia do Padre. Agradeçamos o nosso Pai Comum, o Pai do Céu que nos fez irmãos e irmãs e nos colocou ao lado do seu Filho Jesus para ajudá-lo em sua obra aqui e agora. Deus quer ficar bem perto de nós e nos chama para a vida quando nascemos. Depois, pelo batismo nos introduz entre as fileiras do seu Povo que caminha nas estradas da vida. Por isso, nossas ações concretizam historicamente as respostas que damos ao chamado de Deus. Elas indicarão se estamos ou não, no seguimento de Deus. Pelas nossas ações demonstramos claramente se fazemos parte do Projeto de Salvação ou, se de fato, pensamos que estamos caminhando com Deus, quando na verdade, nos desviamos. Os hebreus que caminhavam no deserto demoraram para acreditar que o Deus da Libertação do Egito é um Deus Providente. Para conhecê-lo é preciso sabedoria que nasce do temor e da obediência. São exatamente o temor de Deus e a obediência que Jesus ensinava para multidão que veio procurá-lo. O que Jesus disse a multidão ele está dizendo para nós hoje: “não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar vos o Reino”.