» Liturgia dominical: Lc 14, 25-33
Segunda leitura: Fm 9-17
Evangelho: Lc 14, 25-33
23º Domingo do Tempo Comum - MÊS DA BÍBLIA
Ao iniciar o mês de Setembro a liturgia convida a reconhecer e agradecer a importância da leitura diária da Palavra de Deus. O livro exposto é apenas a Bíblia, mas quando ela é lida, refletida e meditada se transforma nas Sagradas Escrituras, um facho de luz a guiar nossos passos na estrada de Jesus. Somos chamados a sermos testemunho, exemplos de seguimento e de dedicação. Descobrir a vontade de Deus é resultado da oração e do temor. Temer a Deus não significa ter medo, pelo contrário, significa não concordar com as injustiças que exclui os pequeninos e pequeninas. Os excluídos e abandonados contam com essa mão forte desde Abel que foi assassinado pelo seu irmão Caim, até o escravo de quem fala Paulo na Carta a Filemon. Como entender que o Pai de Jesus está sempre ao lado da vítima? Que mensagem a Bíblia quer nos mostrar? Quer nos mostrar que Deus é fiel quando promove a justiça aos oprimidos como cantaremos com o Salmo 89. Quer nos mostrar que o Pai de Jesus se revela caminhando na contramão da história e desafia nossa criatividade a caminhar com Ele como Jesus desafia no evangelho de Lucas: “quem não carrega a sua cruz e não vem após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 27). Esta é uma decisão fundamental: estar ou não caminhando na estrada com Jesus.