» Liturgia dominical: Lc 15,1-32
Segunda leitura: I Tm 1, 12-17
Evangelho: Lc 15,1-32
24º Domingo do Tempo Comum – Mês da Bíblia
Misericórdia é o tema central da liturgia desse domingo que abre a segunda semana do Mês da Bíblia. A Bíblia está repleta das experiências em que a bondade do Pai de Jesus se manifesta. Ele não vira as costas para quem errou e quer retomar o caminho. Assim aconteceu com o Povo Hebreu que se desvio do caminho fazendo, com as próprias mãos um bezerro de ouro para adorar como conta a primeira leitura. Como errar é humano Deus deu uma nova chance para que o Povo se arrependesse e retomasse o caminho do seguimento pela obediência e pelo envolvimento. Como fez Davi ao cantar o Salmo 50. Depois de ter errado e feito o que desagrada o coração do Senhor pediu perdão e foi acolhido novamente. Teve coragem para assumir seu erro e, novamente se pôs a disposição de Deus para servi-lo e socorrer os que mais sofrem. Ajudou os empobrecidos ter pão e trabalho, casa e terra, resgatando a dignidade de filhos e filhas de Deus. A história da caminhada de Paulo é uma demonstração do amor e da compaixão do Senhor. Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores abrindo caminho para que as filhas e filhos de Deus se encontrem com o Pai. Por isso ouçamos Jesus contar as duas parábolas: da ovelha perdida e da moeda perdida. Saibamos reconhecer que a caminhada de fé se espelha nessas duas parábolas: haverá alegria entre os anjos de Deus por um SÓ pecador e pecadora que se converte. Deus seja louvado.