» Liturgia dominical: Lc 16,1-13
Primeira leitura: Am 8,4-7
Segunda leitura: I Tm 2,1-8
Evangelho: Lc 16,1-13
Neste mês da Bíblia a liturgia vem colocando diante de nós os ensinamentos revelados para oferecer orientação, correção e educação segundo os desejos do coração do Pai de Jesus. Feliz de quem tem a certeza absoluta de que a Bíblia é sua professora, sua mestra e sua instrutora. Meditando diariamente as lições bíblicas ela não se comporta como palha seca que o vento dispersa, mas tem suas raízes existenciais na Fonte da Vida. E sua vida não conformará com as injustiças que o pecado estrutural impõe aos empobrecidos, mas defenderá a dignidade da pessoa humana como fez o profeta Amós na 1ª leitura. A leitura constante da Bíblia contribui para ajudar a perceber a verdadeira realidade onde vivemos. Contribui também para que a pessoa se conheça como de fato ela é e não com as falsas noções de si mesma como explica São Paulo na 2ª leitura. Em cada página bíblica há um desafio diferente convidando a quem se interessar para o serviço. É como se Deus tivesse dizendo: “quem quer me ajudar a servir?”. “Quem se disponibiliza para isso?” Foi por essa razão que Jesus contou a história do administrador infiel. Há muita sabedoria em cada página das Sagradas Escrituras, basta ter o cuidado de procurar, ler, ouvir e meditar.