» Liturgia dominical: Lc 17,5-10
Primeira leitura: Hab 1,2-3. 2,2-4
Segunda leitura: II Tim 1,6-8.13-14
Evangelho: Lc 17,5-10
As três leituras da liturgia de hoje demonstram que o seguimento de Deus exige comprometimento com a realização do Plano de Salvação desejado pelo Pai de Jesus. Bem como responder ao questionamento vital: quem somos nós? Jesus é o rosto humano de Deus e nós somos a razão da presença Dele no mundo, como explica o Evangelho de São Lucas, por Ele ter servido o Pai até a morte em favor de todos os batizados e batizadas. É por decisão do Pai que nós existimos Nele. E por Ele e Nele o Pai criou todas as coisas e colocou tudo à nossa disposição. Essa é a razão de afirmar que, antes mesmo de conhecermos Jesus, Ele já tinha nos escolhido. Nele somos, nos movemos e existimos. Ele caminha conosco e quer nos ensinar quem somos nós e como nós podemos chegar, com Ele, até o Pai. Por conhecer a condição humana tira todas as dúvidas e responde a todos os questionamentos desde que saibamos servir com dedicação e empenho como mostra o evangelho de Lucas. Por isso nesse mês dedicado as Missões é bom não esquecer que a Igreja é sempre missionária. Aquela que vai ao encontro dos abandonados e excluídos para incluí-los e atendê-los nas suas necessidades inadiáveis, promovendo uma vida digna.