» Liturgia dominical: Lc 17, 11-19
Primeira leitura: II Rs 5, 14-17
Segunda leitura: II Tm 2, 8-13
Evangelho: Lc 17, 11-19
Quanto mais Jesus se aproxima de Jerusalém mais intensa fica sua proposta de seguimento. É o que a liturgia de hoje convida a refletir a começar pelo reconhecimento do Messias na pessoa de Jesus feita por um dos dez leprosos. Os dez leprosos foram curados por Jesus, mas apenas um voltou para agradecer e proclamar em Jesus a presença do Pai do Céu. É desta forma que acontecerá em Jerusalém, alguns reconhecerão nele a presença de Deus. Em Jerusalém acontecerá a rejeição total da ação messiânica manifestada em Jesus, o messias Servo-sofredor. As autoridades religiosas que estão no Templo não reconhecem esse Jesus, por isso diante deste enfrentamento a proposta para o seguimento de Jesus é radical e não admite concessão. Quem escolhe seguir Jesus vai aprendendo que tudo fica invertido como aconteceu com os dez leprosos, pois, o que retornou não era judeu. Essa inversão vai acontecendo quando o seguimento é alimentado pelo contato diário e necessário com a Palavra de Deus, como alerta a segunda leitura: “se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos”. Ela tem capacidade para retirar a venda dos olhos de quem quer seguir o Messias Servo-sofredor hoje. Peçamos juntos essa luz: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20).