» Liturgia dominical: Lc 18, 1-8
Primeira leitura: Êx 17, 8-13
Segunda leitura: II Tm 3,14-4,2
Evangelho: Lc 18, 1-8
Encontrar sempre um jeito de seguir Deus é a proposta central da liturgia deste domingo. O seguimento de Deus é exigente e quem quiser fazer a sua vontade precisa encontrar maneiras alternativas de perseverança e coragem. Assim como Moisés, Aarão e Ur subiram no topo da colina e de lá ajudavam a vencer os amalecitas por intermédio da oração como descreve a primeira leitura, no evangelho a viúva rezava e agia sem desistir. É a sabedoria que quem segue vai adquirindo na sua caminhada de fé. De mãos dadas com Deus vive cada dia sempre com a preocupação de fazer a vontade do Pai para contribuir com Ele no estabelecimento do seu Reino aqui e agora. O dia a dia é desafiador por todas as situações e circunstâncias que se vive. Como diz o evangelho hoje o seguimento exige que cada batizado e batizada espalhe as coisas do evangelho num mundo de trevas, mentiras e enganações. Até dentro das Igrejas há liturgias vazias de conteúdo, mas cheio de enfeites e sinais que mais servem para enganar o povo do que conduzi-lo, verdadeiramente ao caminho da luz. Por isso a perseverança e a motivação para construir um seguimento que de fato anuncie Jesus enquanto se vive sua presença na ausência, com a certeza de que Ele retornará.