» Liturgia dominical: Lc 19, 1-10
Segunda leitura: II Ts 1, 11-2,2
Evangelho: Lc 19, 1-10
31º Domingo do Tempo Comum
A mensagem central da liturgia desse domingo encontra-se na parceria que Deus faz com quem acredita na sua Palavra e caminha com Ele, como aconteceu com Zaqueu. Seu encontro com Jesus em Jericó transformou sua vida e mudou seu comportamento. Tudo ficou para trás e uma nova maneira de viver se inaugurou a partir do momento do seu encontro pessoal com Jesus. Da mesma forma na comunidade dos tessalonicenses Paulo confirma a caminha de fé e exorta a comunidade: “não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé” (II Ts 1,11). Nós que celebraremos a presença viva de Cristo na eucaristia confessamos nossa fé na sua volta. A segunda vinda de Cristo ilumina nossa caminha de comunidade a fazer a vontade de Deus e nos anima a prosseguir semeando o Reino dos Céus aqui e agora. Assim também canta alegremente o salmista quando experimenta caminhar ao lado do seu Senhor. Como quem está entregue aos cuidados do Senhor e tem certeza do caminho certo: “narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder” (Sl 144). Experimentar a presença de Deus é repetir a experiência de Zaqueu em que o mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo ao lado de Jesus. Os que caminham com Jesus são transformados, principalmente, ao compreender a diferença de estar perto de Jesus e estar com Jesus. Zaqueu está com Jesus. E nós?