» Liturgia dominical: Lc 23, 35-43
Segunda leitura: Cl 1,12-20
Evangelho: Lc 23, 35-43
SOLENIDADE DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
No 34º Domingo do Tempo Comum a Igreja celebra solenemente a Festa de Cristo Rei do Universo e com ela encerra o ano litúrgico vivido neste ano. Todas as leituras contribuem para a reflexão sobre a seguinte questão: quem é Jesus? Há mais de dois séculos esse questionamento tem auxiliado mulheres e homens a buscar respostas das mais diversas formas e vivê-la como desafio. Essa pergunta é tão importante e tão central para a fé cristã, pois, diante dela foram construídos argumentos distintos, em cada um dos quatro evangelhos. Para o evangelho de Marcos Jesus é a “pedra rejeitada e que se tornou pedra angular”. Em Mateus o próprio Jesus desafia quem o segue dizendo: “se a justiça de vocês não superar a justiça dos escribas e fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”; em Lucas, esse desafio se manifesta com a seguinte frase: “sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. Para o evangelho de João Jesus sempre existiu: “no principio era o Verbo, o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus”. Portanto, é uma pergunta que não quer calar. No evangelho de hoje, por exemplo, aquele que fora crucificado ao lado de Jesus confessa publicamente a chegada do Reino de Deus com Jesus. E, para nós, quem é Jesus? Qual é a nossa resposta?