» Liturgia dominical: Mt 24, 37-44
Segunda leitura: Rm 13,11-14
Evangelho: Mt 24, 37-44
1º Domingo do Advento
Na liturgia desse 1º Domingo do Advento uma temática profética se faz presente: a expectativa do Dia de Javé. Os profetas entendiam que, mais cedo ou mais tarde, haveria um grande encontro do povo escolhido com Deus. Essa assembléia eles denominavam de Dia de Javé. Esperar esse dia é muito importante porque ninguém sabe quando acontecerá e, por isso mesmo, a expectativa de acontecer esse grande encontro está marcada pela vigilância, oração e esperança. É exatamente esses três comportamentos que a liturgia de hoje recorda e atualiza. Na 1ª leitura, o profeta Isaias lembra que esse encontro acontecerá porque Deus cumprirá a promessa que fez à casa de Israel. Portanto, ADVENTO É TEMPO DE VIGIAR, orar e esperar a “Vinda de nosso Senhor Jesus com todos os santos” como exorta Paulo na 2ª leitura. Essa expectativa ajuda lembrando de que fazer parte do povo cristão não é privilégio, mas é serviço. Por isso, “também vós ficai preparados! Na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” como ensina o evangelho de São Mateus. Como dizia o profeta Amós: “prepara-te para encontrar o teu Deus” (Am 4, 12), preparemo-nos, nesse Tempo de Advento, para o nosso encontro com Deus.