» Liturgia dominical: Mt 3, 1-12
Segunda leitura: Rm 15, 4-9
Evangelho: Mt 3, 1-12
2º Domingo do Advento
Advento é tempo de vigiar, orar e esperar, por isso as três leituras da celebração de hoje, convida a refletir sobre outra temática profética: preparai o caminho do Senhor. Tanto que as profecias de Isaias lembram o Povo de Deus, que retornava do exílio babilônico, o seu chamado a viver diferente no meio das nações. Deus chama esse povo para ser Luz das Nações. Essa era a missão deles no retorno para a terra de Israel e para Jerusalém e construir, junto com Deus, um futuro novo. Era preciso, então, preparar esses caminhos. Por isso Isaias convida o povo para se levantar, resistir e começar a construir um novo mundo. Para isso é preciso tirar as vestes de luto e de aflição, caminhando na certeza de que a raiz de Jessé daria broto. Preparar esse futuro com Deus é relembrado por Paulo à comunidade de Roma e a nós hoje a fim de nos tornarmos sal da terra e luz do mundo. Para Mateus o futuro não se encontrava nas estruturas políticas do Império Romano comandadas pelo imperador Tibério César, mas com o povo simples que ouve a mensagem profética de João Batista. Obedientes a Deus esse povo se coloca a serviço das famílias que estão sendo esmagadas pelas estruturas imperiais e anunciam que um mundo diferente é possível. Basta erguer as mãos e os olhos e ajudar a Deus construí-lo. E nós o que faremos?