» Liturgia dominical: Mt 11, 2-11
Segunda leitura: Tg 5, 7-10
Evangelho: Mt 11, 2-11
3º Domingo do Advento
Outra temática profética está presente na liturgia deste domingo do Advento como ilustra as palavras de Isaias 35, 6: “se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos”. É a força e o dinamismo da Palavra de Deus transformando o coração de quem a recebe, acolhe e obedece. Está no amor de Deus por nós a sua força transformadora. Ele nos quer perto dele, pois, isso é motivo de grande alegria para Deus como lembra as palavras do salmista: “O Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro” (Sl 145). A fidelidade de Deus é fonte da alegria da comunidade como relembra a Carta de Tiago: “Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera” (Tg 5, 7). Próximo por que perto de quem o ama e próximo como expectativa do encontro com ele por ocasião da vinda de Jesus. E a vida de Jesus é precedida pelos acontecimentos narrados a João no evangelho de hoje: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11, 5). Portanto, preparemos o coração, pois Jesus está para chegar.