» Liturgia dominical: Mt 1, 18-24
Segunda leitura: Rm 1,1-7
Evangelho: Mt 1, 18-24
4º Domingo do Advento
Estamos às portas do Natal e vivenciamos o último domingo do Advento com mais uma temática profética: Deus visita o seu povo. Por isso a liturgia escolhe a narrativa de Mateus (1, 18-24) em que é ressaltada a entrega de José e Maria nas mãos do Senhor. No seio de Maria está o Menino Jesus e no coração de José a fé inabalável no Altíssimo. No coração de Maria e José o Plano do Pai se realiza pela alegria em fazer a vontade Dele: na receptividade, na novidade, no diálogo, no serviço que ambos prestam ao Senhor. Esses valores foram todos enaltecidos pelas comunidades proféticas na Historia do Povo de Deus. Nessa história ao visitar o seu povo fica sempre um SINAL como a marca da passagem de Deus. É um convite para que hoje também desejemos construir OUTRA REALIDADE na qual os excluídos terão voz e vez. Como ele fez com as famílias escravizadas no Egito. Sua visita REVIRA PELO AVESSO tudo que encontra pela frente, como aconteceu com Maria Madalena, Nicodemos e Saulo de Tarso. Por isso Paulo na Carta aos Romanos lembra que de onde ninguém esperava nada saiu o líder. Esse líder está no meio da comunidade na periferia de Roma anunciando que o Rei não está no trono de César, mas na manjedoura dos pobres e na cruz junto com os excluídos. Por isso gritam: VEM SENHOR JESUS. Gritemos hoje nós também.