» Liturgia dominical: Lc 2, 16-21
Segunda leitura: Gl 4, 4-7
Evangelho: Lc 2, 16-21
Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José
O Evangelho de São Mateus será lido durante todas as celebrações do ano litúrgico de 2023. A preocupação central das narrativas deste evangelista, sobre a vida de Jesus, consiste em refletir sobre A Nova Maneira de Ser Povo de Deus, que Jesus inaugura. Para Mateus Jesus é o Novo Moisés, aquele que veio instituir a nova lei para defender a vida e o futuro dos excluídos. A manjedoura e os pastores configuram a importância da presença do Messias prometido entre os empobrecidos, aqueles que não tinham valor e nem dignidade para a sociedade do tempo de Jesus. Por isso Mateus quer mostrar que, de fato, Jesus inaugura uma nova maneira de seguir Deus em que o espaço eclesial não é mais o Templo Sagrado, mas o lar, a casa, onde a Família é Sagrada. A família que está excluída na periferia do Grande Império Romano. Por isso podemos viver hoje aprendendo com Jesus que todas as famílias são sagradas, pois como pessoas convivem num espaço abençoado e acompanhado por Deus. Nesse convívio a participação é fundamental por meio do diálogo e da compreensão onde todos se preocupam com cada um. Além do convívio, do diálogo e da participação de cada pessoa que compõe a família hoje, viver a alegria do cotidiano é indispensável e não a hierarquia e o autoritarismo, mesmo porque, como Povo de Deus, todos são irmãos e irmãs.