» Liturgia dominical: Jo 1, 29-34
Segunda leitura: I Cor 1, 1-3
Evangelho: Jo 1, 29-34
2º Domingo do Tempo Comum
As três leituras da liturgia de hoje nos ajuda a refletir sobre a vida. Ela é bonita e atrativa, mas está cheia de dificuldades e empecilhos. O que importa não é saber que irão aparecer os problemas, mas criar alternativas e arriscar gerando possíveis soluções. Foi exatamente isso que aconteceu quando João encontra Jesus e reconhece nele o Messias prometido e apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João veio para anunciar essa boa nova a Israel ao reafirmar “após mim vem um homem que é antes de mim”. João confirmou que quando Jesus foi batizado viu o Espírito descer do céu como pomba e repousar sobre Jesus. No Projeto de Deus todos os batizados e batizadas são convocados para auxiliar Deus na implantação do seu Reino contribuindo com seu testemunho de fé. Diante da vida, que é uma oportunidade especial para nos encontrarmos com Deus, é bom nos perguntarmos se somos pessoas problemáticas ou pessoas soluções. Se ajudamos Deus resolver os problemas ou se nós é que somos causadores deles? É bom que nossa vivencia comunitária se espelhe na da Comunidade de Corinto em que somos chamados a ser santos “com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” como fala a segunda leitura (I Cor 1, 1-3). Só assim poderemos sonhar em ser “uma coroa de glória na mão do Senhor” (Is 49, 3). A escolha é nossa.