» Liturgia dominical: Jo 4, 5-42
Segunda leitura: Rm 5, 1-2.5-8
Evangelho: Jo 4, 5-42
3º Domingo da Quaresma
Refletir sobre o falso seguimento foi o convite das leituras do primeiro domingo da quaresma com as tentações de Jesus. A religião que promete transformar pedra em pão é falsa e enganadora. No domingo passado as leituras mostraram que seguem verdadeiramente Jesus aqueles que sabem rezar no alto da montanha, mas que obedecem a Jesus, ficando na planície para interferir no mundo. Prossegue com a liturgia de hoje nos ajudando a refletir sobre o nosso seguimento. Como viver o seguimento no rumo certo? O alerta de hoje vem do dialogo de Jesus com a samaritana ao lado do Poço de Jacó. Com esse diálogo Jesus esclarece o verdadeiro seguimento. Seguir Jesus ajuda a entender a mudança na forma de pensar e agir. A partir do Poço de Jaçó, hoje questionamos: que propósitos fizemos de mudança de vida nessa quaresma? De que forma estamos nos preparando para a Páscoa? Aí vem o alerta de Paulo: “a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5, 8). Depois do encontro com Jesus tanto Paulo quanto a mulher da Samaria tornaram-se anunciadores da Boa Nova do Reino de Deus. E nós, o que faremos?