» Liturgia dominical: Jo 11, 1-45
Segunda leitura: Rm 8, 8-11
Evangelho: Jo 11, 1-45
5º Domingo da Quaresma
Ao nos aproximarmos do Domingo de Ramos a liturgia nos prepara para o momento mais importante deste tempo da quaresma que é a celebração pascal. As três leituras de hoje prossegue a reflexão chamando a atenção para as manifestações da misericórdia do Pai. As profecias de Ezequiel demonstram a força do espírito vivificador de Deus. O Povo Eleito fará novamente a travessia do deserto. Desta vez, não do Egito para a Terra Prometida, mas da Babilônia para a Palestina. É a passagem da morte para a vida, do pecado para a vida na graça santificante do Senhor. Quaresma é tempo de preparação para o encontro com o Deus Vivo. É tempo em que a Igreja desafia e incentiva a ter coragem para se encontrar com Jesus Ressuscitado na Festa da Páscoa que se aproxima. Assim como foi o encontro de Jesus com a samaritana e com o cego de nascença também nós somos chamados a fazer essa experiência de fé e de reconciliação. O encontro de Marta e Maria, irmãs de Lázaro, com Jesus prefigura o encontro com quem tiver a coragem e se abrir para a graça santificante de Deus. Lázaro sai do túmulo, como os filhos de Israel saíram da Babilônia. Paulo incentiva a comunidade de Roma a fazer essa experiência. Ele mesmo demonstra como aprendeu a estar junto da cruz de Cristo. E, por causa dela, como o próprio Jesus ele perdeu tudo para conseguir “conhecer a Cristo”. Por isso nos questiona a liturgia desse domingo: O modo como vivemos nossa fé em Jesus nos faz ficar perto dele ou nos faz viver junto dele, como Lázaro?