» Liturgia dominical: Mt 27,11-54
Segunda leitura: Fl 2,6-11
Evangelho: Mt 27,11-54
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
A Igreja desejada por Cristo e espalhada pelo mundo inteiro como a primeira, a única e una celebra neste Domingo de Ramos o início da grande festa, com a qual, todas as pessoas batizadas, reafirmam a Aliança de Deus com o seu povo. Aliança feita no coração e na fé. No coração desse povo reacende a fé naquele camponês da Galileia que entra em Jerusalém montado num jumentinho. “Hosana! Bendito o vem em nome do Senhor” cantavam quando jogavam suas roupas e ramos pelo caminho enquanto Jesus seguia enfrente. Hoje cantamos nas ruas do mundo inteiro para agradecer e celebrar Jesus que “veio para que todos tenham vida plenamente”. A cruz que prendeu os braços e os pés de Jesus no lugar conhecido como Gólgota, que quer dizer Calvário hoje pede a todas as pessoas de boa fé cuidar das famílias que passam fome diariamente. A Campanha da Fraternidade de 2023 é um grande movimento de conscientização sobre o problema da fome que atinge milhares de famílias brasileiras. É necessário transformar as estruturas sociais que proporciona a ampliação do lucro e não a distribuição do alimento necessário deixando de atender os mais empobrecidos. Que a força que ressuscitou Jesus impulsione nossas decisões a sermos obedientes como Ele que não desistiu. Aprendamos nós também a não desistir até encontrarmos alternativas políticas e eclesiais que ajudem a eliminar o flagelo da fome no Brasil, obedecendo ao Deus amoroso revelado nas Sagradas Escrituras.