» Liturgia dominical: Jo. 20, 19-23
Segunda leitura: I Cor 12, 3b-7.12-1
Evangelho: Jo. 20, 19-23
Solenidade de Pentecostes
Com a liturgia da Festa de Pentecostes encerra-se o Tempo Pascal, período que compreende 50 dias celebrados desde o dia da Páscoa. Na tradição judaica Pentecostes era a festa das colheitas, com ela Israel renovava a Aliança com Deus dando inicio a um novo ciclo de vida, na história de Israel. Para a tradição cristã, Pentecostes inaugura um novo tempo salvífico: o tempo do EspíritoSanto. “Recebei o EspíritoSanto” diz Jesus no evangelho de João. “Como o Pai me enviou, também eu vós envio”. É o tempo da atuação da Igreja. A Igreja é uma só, é a Nova Maneira de Ser Povo de Deus conduzida pelo Espírito Santo. Por isso sua manifestação não encontra limites, pois, o Espírito Santo é vento que sopra onde quer como explica o Atos dos Apóstolos. Vários são os modos, diversas são as maneiras de atender os apelos desse Espírito como Paulo ensina aos Coríntios e a nós hoje: “formamos um único corpo”: evangélicos, batistas, católicos, metodistas, e outras denominações, porque “nós bebemos de um único Espírito”.