» Liturgia dominical: Jo 3, 16-18
Salmo: Dn 3,52-56
Evangelho: Jo 3, 16-18
Solenidade da Santíssima Trindade
A liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade convida para a reflexão sobre o verdadeiro seguimento de Deus. Como seguidores de Deus Moisés, Paulo e Jesus mostram que se alguém deseja seguir Deus e viver em comunhão com Ele é desafiado diariamente a ajudá-lo na transformação do mundo. Transformar situações de escravidão e morte hoje em condições de vida digna a começar com as famílias que estão abandonadas pelas políticas públicas e excluídas pela sociedade. Na 1ª leitura Moisés pede ao Senhor que caminhe junto com o seu povo que é teimoso e tem dificuldades em crer na vida nova. Muito tempo depois de Moisés, Jesus continua a desafiar pessoas para o seguimento. Pessoas comuns e sem nenhum prestígio social ou poder econômico, apenas que aceitem o convite e se deixem guiar pelo Espírito Santo.
Jesus como Servo Sofredor, vai procurar as famílias que estão excluídas e abandonadas para servir, incluindo-as na sociedade para que sejam conhecidas e tenham voz e vez. Algum tempo depois de Jesus, Paulo está com na comunidade dos coríntios para demonstrar que não há vitória sem luta. Que é muito perigoso querer enganar a Deus falando uma coisa e vivendo outra. Entender a Cruz de Cristo é o início de toda caminhada para o verdadeiro seguimento de Deus que é uno e trino.