» Liturgia dominical: Mt 9, 16-10,8
Primeira leitura: Ex 19, 2-6
Segunda leitura: Rm 5, 6-11
Evangelho: Mt 9, 16-10,8
A mensagem central da liturgia desse domingo está nos ensinamentos e orientações de Jesus aos discípulos e discípulas. Essas instruções indicam que Jesus veio estabelecer no mundo o Reino de Deus. Ou seja, Deus não está contente com a forma como o mundo está organizado e, por isso, convida o ser humano – o peregrino, aquele que caminha na fé como indica a 1ª leitura - a mudar esse mundo. Construir um outro mundo, uma outra maneira de viver com mais justiça, denunciando todo tipo de corrupção e de corruptores. Por isso o Reino de Deus é tão diferente e tão distinto da realidade presente, que o Reino germina e cresce sem que o ser humano saiba como isso acontece. Estar a serviço de Deus consisti em encontrar as ovelhas perdidas da casa de Israel e a elas e a partir delas anunciar: “O Reino dos Céus está próximo”. São quatro os sinais que acompanham o anuncio do Reino: curar os enfermos; ressuscitai os mortos; purificai os leprosos e expulsai os demônios. Para demonstrar que o Reino de Deus possuía um impulso e um dinamismo tão forte e tão intenso, o Reino inicia quando são incluídos os que foram excluídos, os pequeninos são os que estão no coração de Deus.