» Liturgia dominical: Mt 10, 26-33
Primeira leitura: Jr 20,10-13
Segunda leitura: Rm 5, 12-15
Evangelho: Mt 10, 26-33
A mensagem central da liturgia desse domingo encontra-se no Discurso Missionário de Jesus na parceria que Deus faz com quem acredita na sua Palavra e caminha com Ele. Assim experimentou o Profeta Jeremias ao vencer todas as dificuldades e, no final delas, colocar toda sua confiança naquele que é o seu Senhor. Também canta alegremente o salmista quando experimenta caminhar ao lado do Altíssimo. Como quem está entregue aos cuidados do Senhor do meio da sua aflição ele grita aos céus e sabe que pode contar com as ações do Altíssimo, pois, ele “respondeu pelo imenso amor, pela salvação que nunca falha” (Sl 68). Experimentar a presença de Deus é repetir a experiência de Paulo quando disse aos romanos: “mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos” (Rm 5, 15). Os que estão com Jesus na missão ainda se transformarão, principalmente, ao compreender a diferença de estar perto de Jesus e estar com Jesus. Na missão estão perto de Jesus e por não estarem com Jesus precisam ouvir dele: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”. Assim a liturgia desse domingo convida todas as pessoas batizadas a se desafiarem em assumir a missão e prosseguir o trabalho apostólico de Jesus.