» Liturgia dominical: Mt 11,25-30
Primeira leitura: Zc 9,9-10
Segunda leitura: Rm 8,9.11-13
Evangelho: Mt 11,25-30
As três leituras da liturgia do 14º Domingo do Tempo Comum colocam para a nossa reflexão a importância da atividade profética. Essa atividade foi implantada pelo próprio Deus no meio do seu povo, por intermédio de uma comunidade cuja finalidade consistia em apontar o caminho a seguir. Na comunidade profética o líder tinha a função de denunciar as injustiças e opressões e de anunciar a vivência da solidariedade entre o povo, como forma de eliminar a exclusão, que maltratavam e judiavam dos pequeninos e indefesos. Era a voz dos que não tem voz e nem vez. Por essa razão, os lideres proféticos são chamados de “Boca de Deus”. O Profeta Zacarias como “Boca de Deus” anuncia a vinda do Messias Servo Sofredor montado num jumentinho. Sua simplicidade demonstrava seu desejo de servir o Pai e os pequeninos. Jesus também foi um líder profético e como “Boca de Deus” combatia a organização religiosa judaica por ela não defender a pessoa humana explorada e abandonada e nem ajudar a incluir os excluídos. Essa atividade profética de Jesus é entregue a Igreja. Ela é desafiada a prosseguir esse caminho com a mesma força que estava nas comunidades na periferia da cidade de Roma, a capital do império.