» Liturgia dominical: Mt 18,15-20
Segunda leitura: Rm 13,8-10
Evangelho: Mt 18,15-20
23º Domingo do Tempo Comum
A reflexão litúrgica do segundo domingo de setembro, o MÊS DA BÍBLIA, convida a dar valor à atitude de ouvir. Ouvir a Palavra de Deus, ouvir a comunidade e ouvir a irmã e irmão para saber as razões do desvio que estão fazendo e, que por isso mesmo, estão se afastando do caminho e da estrada de Jesus. Saber ouvir a Palavra e discernir os seus sinais nos acontecimentos cotidianos é o que pede a 1ª leitura tirada das profecias de Ezequiel. É o Filho do Homem aquele que liga o céu e a terra. Cada batizado e batizada é chamada a ser também hoje uma página viva da Palavra de Deus para contribuir na ligação do céu com a terra. E é tão certa essa ligação com Deus por intermédio da qual o caminhante será orientado a permanecer no caminho certo como pede o salmista (Salmo 94): “não fecheis hoje o vosso coração mais ouvi a voz de Deus”. Andar hoje na presença de Deus na terra dos vivos consiste em obedecer às orientações que estão escritas em cada página bíblica. Hoje sabemos que “contra fatos não há argumentos”. São as nossas ações cotidianas a melhor revelação por demonstrar quem seguimos, quem ouvimos e a quem conseguimos recolocar no caminho como pede Jesus no evangelho de hoje. Não desistir nunca da irmã e do irmão. Perdoar setenta vezes sete e fazer o possível e o impossível para que ninguém se desvie do caminho, pois, cada pessoas é muito importante para a comunidade.