» Liturgia dominical: Mt 21, 28-32
Primeira leitura: Ez 18, 25-28
Segunda leitura: Fl 2, 1-11
Evangelho: Mt 21, 28-32
O convite da liturgia desse domingo consiste em valorizar a leitura da Bíblia. Ler, compreender e mudar são as três tarefas necessárias que, no decorrer do Mês da Bíblia fomos desafiados a cumprir. Ler para conhecer a história da salvação, compreender que essa história começa com a Bíblia mas continua com as batizadas e batizados de hoje. Lendo e procurando compreender a Bíblia, aos poucos, transforma a vida de quem lê. Para quem lê e muda, a Bíblia é comparada a água que a pessoa bebe. A água entra no corpo e muda esse corpo na sua totalidade: o injusto se transforma em justo e ganha vida nova como demonstra a 1ª leitura de Ezequiel. Com essa transformação a espiritualidade profética avança, ao ponto do desejo de que todo o povo do Senhor fosse profeta”. Para quem lê a Bíblia e não permite que a Bíblia mude sua vida é comparada a água com a qual a pessoa toma banho. Ela bate do lado de fora e não penetra no corpo. E não há transformação nenhuma e a pessoa continua correndo atrás do vento como caniço agitado sem perceber de riqueza do convite de Jesus ao seguimento correto e sincero. Ou seja: ou a Bíblia entra como a água no corpo humano e faz parte dele integralmente ou não haverá condições de transformação. Deixemos a Bíblia mudar nossa existência.