» Liturgia dominical: Mt 25, 14-30
Primeira leitura: Pr 31, 10-13.19-20.30-31
Segunda leitura: I Ts 5,1-6
Evangelho: Mt 25, 14-30
À medida que se aproxima o final do ano litúrgico as celebrações vão concluindo a apresentação da pessoa de Jesus, sua missão e seu ministério salvífico. Na liturgia de domingo passado as leituras bíblicas explicaram como Jesus veio dar prosseguimento aos ensinamentos dos sábios israelitas. Ele continuou o ministério iniciado por pessoas que buscavam uma maneira de viver que agradasse a Deus. A liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a missão de Jesus como sábio que é o mestre de justiça, aquele que valoriza a pessoa da mulher como é exaltada na primeira leitura e no salmo responsorial. Jesus como o integrante da escola da sabedoria que ensina fazer a vontade do Pai e desenvolve seus talentos. Ele é o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós para nos ensinar o caminho para o Pai. Ele voltará um dia para nos levar definitivamente para o Pai. Por isso nos ensina a desenvolver os talentos que Deus nos deu para o desenvolvimento da comunidade como ensina a primeira carta aos tessalonicenses e o evangelho de Mateus. Por isso estamos celebrando essa eucaristia entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. É tempo de nos preparar para viver essa certeza, vivenciando a espera ao celebrar a eucaristia de hoje.