» INOVAÇÃO E VIVÊNCIA LITÚRGICA
INOVAÇÃO E VIVÊNCIA LITÚRGICA
Fonte:Munir Jorge Felício
INOVAÇÃO E VIVÊNCIA LITÚRGICA
Dentre os objetivos da Campanha da Fraternidade 2015 está o convite da Igreja em recordar os ensinamentos do Concílio Vaticano II encerrado e publicado em 1965. Nesses 50 anos permanece o desejo para a transformação da concepção de ser Igreja. Não mais uma Igreja Piramidal e sim uma Igreja Povo de Deus convocada para vivenciar a COMUNHÃO e a PARTICIPAÇÃO. Todas as pessoas batizadas formam a Igreja e são responsáveis por ela e pelo seu desenvolvimento. Cabe a cada pessoa viver o seu batismo colocando a serviço de todos os talentos que recebeu de Deus. No encontro semanal com a celebração da eucaristia é essa comunidade que celebra os mistérios de Deus “do corpo e do sangue do Senhor”. Na assembléia estão todos os serviços partilhados, por isso é de grande importância a preparação das músicas sacras e das pessoas que farão as leituras. O ministério do canto litúrgico é executado tendo a certeza de que cantar é rezar duas vezes. O canto do mantra no início a missa contribui para que a assembleia mantenha o silêncio e a contemplação. Sempre será um canto suave, quase sussurrado e repetido várias vezes para criar um ambiente de intimidade com Deus.