» UMA IGREJA MISSIONÁRIA: COMUNHÃO DE COMUNIDADES
14/04/2015
Fonte:Munir Jorge Felicio
UMA IGREJA MISSIONÁRIA: COMUNHÃO DE COMUNIDADES
A Campanha da Fraternidade de 2015 serviu também para ampliar os anseios escritos do Doc. 100 da CNBB. Ou seja, o desafio de renovar a paróquia em vista da sua missão. A renovação contempla a conversão pastoral. Esta, por sua vez, requer a mudança de mentalidade e da prática de uma Igreja do fazer para uma Igreja do ser. Basicamente, a conversão pastoral da paróquia consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulas e discípulos convertidos pela Palavra de Deus e conscientes da urgência de viver em estado permanente de missão. Missão conferida pelo próprio Deus que cuida de todos com solicitude paternal e quer que os seres humanos formem uma só família e se tratem uns aos outros como irmãos. Essa vivência inicia nos grupos de reflexão bíblica e se expande por toda a paróquia proporcionando historicamente a experiência da comunhão fraterna e do amor de Deus. O amor de Deus e do próximo é o primeiro e maior de todos os mandamentos. Mas a Sagrada Escritura ensina que o amor de Deus não se separa do amor do próximo, pois, “todos os outros mandamentos se resumem neste: amarás o próximo como a ti mesmo e a caridade é a plenitude da lei” (Rom. 13, 9-10 e 1 Jo. 4,20).