» CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA DE 2016
20/02/2016
Fonte:Valdomiro Alcantara
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA DE 2016
Nesse ano 2016 a Campanha da Fraternidade Ecumênica idealizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) assumidas pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular. Terá também uma dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

Nessa Quaresma Jesus nos pede uma conversão ecológica. Portanto o objetivo é assegurar o direito ao Saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por Políticas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de Nossa Casa Comum. Com o Tema “CASA COMUM, NOSSA RESPOSABILIDADE” e o Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca”(Am 5,24)Incentivando-nos ao consumo responsável dos dons da natureza e principalmente da ÁGUA. Seguindo a Encíclica do Papa FranciscoLaudato Si’ que é a voz profética que clama para que assumamos esses desafios.

O Brasil é um dos países com o índice mais alto de pessoas que não possuem banheiro com quase 7,2 milhões de habitantes, de acordo com o ProgressonSanitationandDrinking-Water, 2014. Cerca de 35 milhões de pessoas não contam com água tratada em casa e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgotos, como aponta publicação, de 2015, do Instituto Trata Brasil. Estudos estimam que uma criança morra a cada 2,5 minutos por falta de água potável, redes de esgotose falta de higiene. Até 60% da água tratada se perde no Brasil, conforme o IBGE (2009).

Em Levítico (11,36) diz que as fontes, poços e cisternas devem ser mantidos puros.E nós vamos continuar desperdiçando água no banho, na faxina, ao escovar os dentes?Permitindo vazamento na estalação hidráulica de nossos lares?Usando as mangueiras, sem consciência, lavando carros e calçadas, ainda mais com esse calor? Não exigindo das autoridades instituídas o respeito à água como um bem público?

Talvez a nossa consciência esteja anestesiada por acharmos que os bens da natureza sejaminesgotáveis.Ou será que estamos assustados e fechamos os olhos com a sensação de que não haja nada que possamos fazer?

E ao mesmo tempo queremos acolher o dom da Criação e assumirmos a responsabilidade por ela como Cristãos e seguidores de Cristo.

Como Jesus agiria para conservar a nossa CASA COMUM?